THIRD PART WORKS

  • 05-2010-capa-globalixacion-y-competencia
  • 10-1998-capa-reforma-do-estado-para-a-cidadania
  • 09-1993-capa-reformas-economicas-em-democracias-novas
  • 01-2021
  • 12-1982-capa-a-sociedade-estatal-e-a-tecnoburocracia
  • 04-2016-capa-macroeconomia-desenvolvimentista
  • capa-novo-desenvolvimentismo-duplicada-e-sombreada
  • 05-2009-capa-globalizacao-e-competicao
  • 05-2009-capa-mondialisation-et-competition
  • 11-1992-capa-a-crise-do-estado
  • 01-2021-capa-new-developmentalism
  • 10-1999-capa-reforma-del-estado-para-la-ciudadania
  • 07-2004-capa-democracy-and-public-management-reform
  • 2006-capa-as-revolucoes-utopicas-dos-anos-60
  • 06-2009-capa-construindo-o-estado-republicano
  • 13-1988-capa-lucro-acumulacao-e-crise-2a-edicao
  • 08-1984-capa-desenvolvimento-e-crise-no-brasil-1930-1983
  • 05-2010-capa-globalization-and-competition
  • 17-2004-capa-em-busca-do-novo
  • 03-2018-capa-em-busca-de-desenvolvimento-perdido
  • 16-2015-capa-a-teoria-economica-na-obra-de-bresser-pereira-3
  • 2014-capa-developmental-macroeconomics-new-developmentalism
  • 15-1968-capa-desenvolvimento-e-crise-no-brasil-1930-1967
  • 09-1993-capa-economic-reforms-in-new-democracies
  • 02-2021-capa-a-construcao-politica-e-economica-do-brasil

A administração com foco no usuário-cidadão: realizações no governo federal brasileiro nos últimos 5 anos

Marianne Nassuno

Revista do Serviço Público, 51(4), Outubro 2000: 61-98. Paper apresentado no V Congresso Internacional do CLAD, República Dominicana, Outubro 2000.

O texto apresenta algumas realizações - voltadas para a implantação do foco no usuário-cidadão da reforma do aparelho do Estado - empreendida pelo governo federal brasileiro a partir de 1995. O foco foi colocado em termos da identificação do usuário-cidadão como principal cliente dos serviços públicos e da previsão de mecanismos de controle social. As realizações mostram, de um lado, as possibilidades de concretização da proposta inicial. Por outro ilustram alguns desafios associados à perspectiva do foco no cliente, que não devem ser negligenciados.