Na abertura do seminário "25 Anos da Lei das Organições Sociais", Evelyn Levy homenageia Bresser-Pereira. Texto.
Na abertura do seminário "25 Anos da Lei das Organições Sociais", Evelyn Levy homenageia Bresser-Pereira. Texto.
Luis Nassif (2023) Fernando Haddad, sabe, mas não ousa. A consequência será o país continuar com uma economia semiestagnada a vida inteira, diz Bresser.
Pedro Cafardo (2023) A tariff reform to neutralize the Dutch disease.
Leandro Fontoura (2021) Ex-ministro publica livro de memórias e mantém a esperança na construção da nação brasileira com crescimento econômico e independência dos países ricos.
Ricardo Balthazar (2021) Ex-ministro de Sarney e FHC reflete sobre formação, erros e contradições em livro organizado por discípulos.
José Luis Oreiro (2015) Pela originalidade e abrangência da obra, A Construção Política do Brasil é leitura obrigatória para a disciplina de economia brasileira nos cursos de economia no Brasil.
André Roncaglia de Carvalho (2019) Resenha do livro Em Busca do Desenvolvimento Perdido.
2018. The author divides the work of Bresser-Pereira in three "variations": national-developmentalism, industrialized underdevelop, crisis of state approach and new developmentism. (Paper)
2017. O economista e ex-ministro brasileiro Luiz Carlos Bresser-Pereira, um defensor da teoria novo-de desenvolvimentista, decidiu sair da aposentadoria política para ajudar seu país. (Entrevistado por Claire Gatinois)
L'économiste et ancien ministre brésilien Luiz Carlos Bresser-Pereira, adepte des théories développementistes, a décidé de sortir de sa retraite pour venir en aide à son pays.
Hamilton Garcia de Lima (2016) O economista Bresser-Pereira traça em linhas retas um programa consistente para a esquerda brasileira chamar de seu e deixar de improvisar num quesito tão sensível quanto estratégico: a economia como calcanhar de Aquiles da política.
José Veríssimo Romão Netto (2016).
Rubens Sawaya (2016). Resenha do livro Construção Política do Brasil.
Durval de Noronha Goyos Jr., (2015) Discurso proferido por ocasião da outorga do prêmio Juca Pato ao professor Bresser-Pereira.
Susanne Trimbath (2015) uses a paper by Bresser-Pereira, "Self-interest and incompetence", to analyze the Great Recession.
Marcus Ianoni e Felipe Maruf Quintas (2015) A construção política do Brasil constitui, em um país cujo desenvolvimento ainda é uma promessa, um manifesto político pela transformação, pelo desenvolvimento da Nação. (Resenha)
Dejalma Cremonese (2015) Resenha do livro A Construção Política do Brasil.
Flavio Tavares (2015) Os lúcidos existem e desafiam a mediocridade.
José Luís Oreiro (2015) Resenha do livro A Construção Política do Brasil, na qual Oreiro salienta que enquanto Marx pensou a história em termos de lutas de classe, Bresser pensa a história do Brasil em termos de lutas de coalizões de classe: coalizões desenvolvimentistas x coalizões, no passado, agrário-mercantis, hoje, liberais. (Valor Econômico, 10.3.2015)
Leonardo Queiroz Leite (2014). Neste trabalho, buscamos compreender e lançar luzes sobre o papel do ex-ministro da Administração Federal e da Reforma do Estado (MARE), Luiz Carlos Bresser-Pereira, na condição de principal formulador e empreendedor da Reforma da Administração Pública de 1995.