Divã
José Alvarenga, 2009, Brasil c/ Lilia Cabral, José Meyer, Alexandra Richter e Reynaldo Giannechini Lilia Cabral é uma grande atriz. Mercedes, um personagem vivo e engraçado. E a vida é para ser vivida - cariocamente.
José Alvarenga, 2009, Brasil c/ Lilia Cabral, José Meyer, Alexandra Richter e Reynaldo Giannechini Lilia Cabral é uma grande atriz. Mercedes, um personagem vivo e engraçado. E a vida é para ser vivida - cariocamente.
Gus Van Sant (rot), 1989, EUA Rom.James Fogley c/ Matt Dillon, Kelly Linch, James LeGross O mergulho na droga e no coração dos Estados Unidos. Roadshow.
Mike Leigh(escr), 2002, Reino Unido c/ Timothy Spall e Lesley Manville É difícil dar grandeza aos dramas da classe operária. Talvez porque sejamos preconceituosos.
Mike Leigh (escr), 2004, Reino Unido c/ Imelda Stauton Ela fazia abortos por compaixão, e por isso foi condenada.
Mike Leigh (escr), 1996, Reino Unido c/ Brenda Bl A filha negra de classe média que descobre a mãe branca de classe operária. A resolução dos preconceitos de classe e de raça. Um belo filme.
Alain Resnais, 1959, Escr. Marguerite Duras c/ Emmanuelle Riva e Eiji Okada Há coisas que é melhor esquecer. Um marco do cinema de vanguarda.
Mike Leigh (escr), 2008, c/ Sally Hawkins, Alexis Zegerman (Zoe) É bom ser feliz e querer que os outros em sua volta também o sejam. Mas é frustrante..
Bertrand Tavernier, 2009, EUA Escr: Jerzy e Mary Olson Kromolowski c/ Tommy Lee Jones, John Goodman, Peter Saargasd, Kelly Macdonald, Mary Steenburgen Os heróis se inspiram nos heróis da sua imaginação. Na luta pela justiça, o xerife Tommy Lee Jones é insuperável.
Michel Hazanivicius, 2007, França Rot: Jean-François Halim c/ Jean Dujardin, Louise Monot, Rüdiger Vogler É muito difícil fazer uma boa sátira.
Benoît Jac" (rot), 2009, França Rot: Julien Boivent c/ Isabelle Huppert, Jean-Hugues Anglade, Xavier Beauvois, Maya Sansa, Peter Arens (pai) É sempre possível começar de novo, mas é doloroso.
Danièle Huillet e Jean-Marie Straub, 2008, França O mesmo do mesmo longamente filmado não é necessariamente bom cinema.
Jean-Marie Straub e Danièle Huillet (escr) 2006 Texto de Cesare Pavese c/ Vittorio Vigneri Nem os deuses sabem o que significa a vida. Diálogo entre Endímeo e um Estrangeiro.
Jean-Marie Straub (escr), 2009, França Texto: Cesar Pavese c/ Gionvanna Daddi e Giovanna Giuliani Para a deusa Circe os homens são irracionais, guerreiros, fortes, débeis. Maravilhoso texto de Pavese.
Philippe Lioret, 2009, França Olivier Adam e Emmanuel Courcol (escr) c/ Vincent London, Firat Ayivrdy, Audrey Dana, Deyra Ayverdi Os imigrantes também contam com a solidariedade de europeus. Mas é a exceção. Bonito drama político.
George Lucas (escr), 1973, EUA Glora Katz (escr) c/ Richard Dreyffus, Rom Howard, Paul le Mat, Cindy Williams A decisão de administrar sua própria vida acontece geralmente no fim da adolescência - quando acontece.
Eric Rhomer, 1967, França Diálogos: Patrick Bauchau e Haydée c/ Patrick Bauchau (Hadrien), Haydée Politoff (Haydée), Daniel Pommereulle O individualismo e narcisismo de um belo homem sossobra diante do mistério e da força de uma jovem mulher.
Ron Howard, 2001, EUA Hist: Akiva Goldman Rot: Syl A busca do equilíbrio talvez seja até mais difícil para um gênio da matemática.
Ron Howard, 2008, EUA PeçaRot: Peter Morgan c/ Frank Lagella, Michael Sheen, Sam Rockwell (James Reston), Kevin Bacon Nixon foi um notável presidente americano afinal derrotado por sua falta de princípios. Quando ele afirma que os atos de um chefe de Estado não podem ser medidos pela moralidade corrente, ele tem razão. O político é regido pela ética da responsabilidade (das consequências) e não pela ética da convicção. Mas afinal Nixon não respeitou também a ética da responsabilidade, e foi derrotado. Como também o derrotou o jornalista David Frost. Um belo filme político.
Tariq Teguia (rot), 2008, França / Argélia O formalismo no cinema de longa metragem pode se transformar em abuso.
Joseph Mankiewicz, 1972, EUA Peça e rot: Anthony Shaffer c/ Laurence Olivier e Michael Caine. Ódios. ciumes, preconceitos sociais, ressentimentos, transformados em jogos de humilhação na sociedade de classes inglesa. Teatro filmado com brilho.