BONS FILMES QUE VI RECENTEMENTE

  • 06-2009-capa-construindo-o-estado-republicano
  • 2014-capa-developmental-macroeconomics-new-developmentalism
  • 04-2016-capa-macroeconomia-desenvolvimentista
  • 09-1993-capa-economic-reforms-in-new-democracies
  • 05-2010-capa-globalization-and-competition
  • 05-2009-capa-mondialisation-et-competition
  • 17-2004-capa-em-busca-do-novo
  • 01-2021-capa-new-developmentalism
  • 08-1984-capa-desenvolvimento-e-crise-no-brasil-1930-1983
  • 10-1998-capa-reforma-do-estado-para-a-cidadania
  • 11-1992-capa-a-crise-do-estado
  • 05-2009-capa-globalizacao-e-competicao
  • 10-1999-capa-reforma-del-estado-para-la-ciudadania
  • capa-novo-desenvolvimentismo-duplicada-e-sombreada
  • 01-2021
  • 15-1968-capa-desenvolvimento-e-crise-no-brasil-1930-1967
  • 03-2018-capa-em-busca-de-desenvolvimento-perdido
  • 12-1982-capa-a-sociedade-estatal-e-a-tecnoburocracia
  • 05-2010-capa-globalixacion-y-competencia
  • 07-2004-capa-democracy-and-public-management-reform
  • 16-2015-capa-a-teoria-economica-na-obra-de-bresser-pereira-3
  • 2006-capa-as-revolucoes-utopicas-dos-anos-60
  • 13-1988-capa-lucro-acumulacao-e-crise-2a-edicao
  • 02-2021-capa-a-construcao-politica-e-economica-do-brasil
  • 09-1993-capa-reformas-economicas-em-democracias-novas

Gran Torino

Clint Eastwood, 2008, EUA Hist.Rot: Nick Schenk Hist.Dave Johannsen c/ Clint Eastwood. Christopher Carley, Bee Vang A rudeza pode ser um traço de masculinidade, mas a compaixão torna os homens muito mais humanos e, portanto, mais homens.

O Visitante

Thomas McCarthy(escr.) (2007) EUA c/ Richard Jenkins, Hiam Abbass (Mouna), Haaz Sleiman e Danai Gurira A intolerância em relação aos imigrantes é um dos problemas cruciais de direitos humanos do nosso tempo.

Carlota Joaquina, Pricesa do Brasil

Carla Camurati (Escr), 1995, Brasil Escr: Melanie Dimantas c/ Marieta Severo, Antonio Abujamra, Tales Pan Chacon, Vera Holtz, Beth Goulart Uma explosão de criatividade uma explosão de público, da qual o cinema brasileiro muito necessitava.

O Silêncio dos Inocentes (The silence of lambs)

Jonathan Demme, 1991, EUA Rom:Thomas Harris, Rot:Ted Tally c/ Jodie Foster e Anthony Hopkins (Dr. Hannibal) O mal existe e é desumano ainda que familiar aos homens.

O Casamento de Raquel (Rachel getting married)

Jonathan Demme, 2008, EUA HistRot: Jenny Lumet c/ Anne Hattaway (ótima), Rosemarie De Witt, Matter Zickel, Bill Irwin Culpas e rivalidades familiares. Um casamento que nos dá uma medida do individualismo reinante nos Estados Unidos.

Quem quer ser um milhonário? (Slum Dog Millionaire)

Dany Boyle e Lovellen Tandan, 2008, EUA/India Rom: Vikas Swarup Rot:Simon Beufoy c/ Dev Patel, Anil Kapoor, Saurabh Shukla A Índia é fascinante, o filme, simpático. Não merecia um Oscar.

Milk: A voz da igualdade (Milk)

Gus Van Sant, 2008, EUA Rot: Dustin Lance Black c/ Sean Penn, Emile Hirsch, Josh Brolin, A vida só faz sentido quando temos missão e coragem. A bela luta de Milk Harvey pelos direitos dos gays. O melhor filme biográfico de que me lembro. Um Oscar merecido para Sean Penn, uma grande direção de Van Sant.

O Leitor

Stephen Daldry, 2008, EUA Rom:Bernard Schlink, Rot:Richad Hare c/ Kate Winslet e Ralph Fiennes Do ponto de vista de Hanna: Qual é o grau da nossa liberdade? Até que ponto podemos e devemos enfrentar a ordem? Do ponto de vista de Michael: Qual nossa obrigação para quem amamos um dia? A história não fecha, mas levanta questões. Kate Winslet mereceu seu Oscar aqui e em "Revolutionary Road".

A Troca (Changeling)

Clint Eastwood, 2008, EUA Hist:real Rot:J.Michael Straczynski c/ Angelina Jolie, John Malkovich, Jeffrey Donavan (cap.Jones) Clint Eastwood soube dar grandeza também a este filme. É hoje, provavelmente, o mais extraordinário diretor de cinema. Não escreve suas histórias, mas as conta de forma insuperável.

O Lutador (The Wrestler)

Darren Aronofsky, 2008, EUA Rot: Donald Siegel c/ Mickey Rourke, Marisa Tomei e Evan Rachel Wood. O sucesso é tão importante para cada um de nós, mas afinal não é ele e sim o amor e o sentido de missão que realmente importam.

Uma Mulher para Dois (Design for Living)

Ernst Lubitsch, 1933, EUA Peça:Noel Coward Rot:Ben Hecht c/ Fredric March, Gary Cooper, Miram Hopkins e Edward Everett Horton O que não tem remédio, remediado está: ela amava os dois e os dois eram amáveis.

A Dúvida (Doubt)

John Patrick Shanley (peçarot.), 2008, EUA c/ Merryl Streep, Philip Seymour Hoffman, Amy Adams, Viola Davis Ter certeza quando a dúvida se impõe é desumano. Extraordinária aparição de Viola Davis, a mãe.

Z32 (documentário)

Avi Mogabi, 2008, Israel Uma inovação cinematográfica. A culpa e o perdão. Um soldado de elite de Israel, mascarado, conta e discute com a namorada como assassinou dois guardas palestinos, enquanto o diretor, na sua sala de visitas, canta com uma pequena orquestra o que ocorre.

O Curioso Caso de Benjamin Button

David Fincher, 2008, EUA Rot.Hist.Eric Roth c/ Cate Blanchette, Brad Pitt e Faune a. Chambers. Um pequeno melodrama. Um filme longo e bem feito. Uma grande interpretação de Cate Blanchette.

Amores Expressos (Chunking Express)

Wong Kar Wai (hist.rot.), 1994, China c/ Tony Leung, Fay Wong, Takeshi Kanexhiro e Brigitte Lin 1994. A juventude pode ser a liberdade. (O título brasileiro é tolo)

Louise-Michel

Gustave de Kervern e Benoît Delépine, 2008, França c/ Yolande Moreau e Bouli Lanners. Uma patética sátira do capitalismo contemporâneo.

Amantes (Two Lovers)

James Gray (hist.rot), 2008, EUA EUA Ric Menello (tb.hist.rot.) c/ Joaquin Phoenix, Gwiness Palthrow, Vinessa Shaw, Isabela Rossellini Proteger ou buscar proteção? Amar ou ser amado? Por que não a dialética dos dois?

Rio Congelado (Frozen River)

Courney Hunt (Hist.Rot) 2008, EUA c/ Melissa Leo e Misty Upham A coragem de duas mulheres na fronteira gelada dos Estados Unidos com o Canadá. Primeiro filme de uma diretora que com ele já ganhou diversos prêmios em festivais.

Foi apenas um Sonho (Revolutionary Road)

Sam Mendes, 2008, EUA Rot.Justin Haythe Rom.Richard Yeates c/ Leonardo DiCaprio, Kate Winslet, Karen Bates (H.Givings), Micahel Shanon (John Givings,filho) Em certos momentos é fundamental não retrucar, não esclarecer. Explicar o que está acontecendo pode apenas aumentar o conflito. Sam Mendes cria uma nova tragédia com base na classe média americana.

La Ronde

Max Ophuls, 1950, França Rot.Louis Ducreux e Fritz Feltz. c/ Anton Walbrook, Simone Signoret, Serge Regiani, Danielle Daririew, Simone Simon, Daniel Gelin A vida como uma elegante ronda de amor e desamor.