ACTIONS & MINISTRIES

  • 10-1998-capa-reforma-do-estado-para-a-cidadania
  • 2014-capa-developmental-macroeconomics-new-developmentalism
  • 06-2009-capa-construindo-o-estado-republicano
  • 11-1992-capa-a-crise-do-estado
  • 09-1993-capa-reformas-economicas-em-democracias-novas
  • capa-novo-desenvolvimentismo-duplicada-e-sombreada
  • 02-2021-capa-a-construcao-politica-e-economica-do-brasil
  • 10-1999-capa-reforma-del-estado-para-la-ciudadania
  • 01-2021-capa-new-developmentalism
  • 17-2004-capa-em-busca-do-novo
  • 03-2018-capa-em-busca-de-desenvolvimento-perdido
  • 12-1982-capa-a-sociedade-estatal-e-a-tecnoburocracia
  • 08-1984-capa-desenvolvimento-e-crise-no-brasil-1930-1983
  • 2025-capa-the-rise-and-fall-duplasombreada
  • 16-2015-capa-a-teoria-economica-na-obra-de-bresser-pereira-3
  • 05-2010-capa-globalixacion-y-competencia
  • 05-2010-capa-globalization-and-competition
  • 09-1993-capa-economic-reforms-in-new-democracies
  • 04-2016-capa-macroeconomia-desenvolvimentista
  • 07-2004-capa-democracy-and-public-management-reform
  • 13-1988-capa-lucro-acumulacao-e-crise-2a-edicao
  • 15-1968-capa-desenvolvimento-e-crise-no-brasil-1930-1967
  • 2025-capa-projeto-social-duplasombreada
  • 05-2009-capa-mondialisation-et-competition
  • 05-2009-capa-globalizacao-e-competicao
  • 01-2021
  • 2006-capa-as-revolucoes-utopicas-dos-anos-60

Controle Social via Internet

Claudia Costin

Folha de São Paulo, Caderno 1 - Tendências/Debates, em 13/05/1999.

.


Até há pouco, qualquer empresa interessada em informações sobre fornecimentos a órgãos do Governo Federal não tinha outra saída senão comprar o "Diário Oficial" e ali, entre leis, decretos e normas nem sempre de fácil compreensão, descobrir as licitações às quais poderia eventualmente concorrer. A situação começa a mudar.



Desde o final de março, o fornecedor potencial do governo dispõe de um endereço eletrônico (www.seap.gov.br) que poderá consultar a qualquer momento, não apenas para se cadastrar quando o sistema estiver em pleno funcionamento, mas também para conhecer condições e prazos de cartas-convites, tomadas de preço e editais de licitação das estatais. Completando o ciclo, ele terá condições de monitorar todo o processo, pois, a partir de setembro, um dos módulos do serviço permitirá consulta direta para verificação dos resultados das licitações.



Embora o serviço ainda esteja em fase de implantação, ele já estimulou um aumento significativo do número de cadastramentos, sobretudo de pequenas e médias empresas. 56 nos primeiros 30 dias, o número de visitas à página do Comprasnet foi superior a 10 mil. Sem falar na introdução de algo cuja falta, muitas vezes, tornava pantanoso o campo das concorrências públicas neste país - a transparência.



Falar em transparência não é apenas invocar o direito da sociedade de tomar conhecimento de tudo que se passa na área pública e, principalmente, controlar a aplicação do dinheiro dos contribuintes. É instituir mecanismos para o exercício do controle social das ações de governo e dos serviços públicos, sem o qual não se pode consolidar conceito de cidadania. Esse é o princípio embutido no projeto, contribuindo para o controle dos gastos públicos e para a busca do equilíbrio fiscal.



Não se conhece forma mais eficaz de inibir a corrupção e fiscalizar os desmandos de governos perdulários do que o exercício do controle social por uma sociedade informada e capaz de cobrar. Controle social e desburocratização, pois desta depende fundamentalmente aquele. Trata-se de um processo de mudança que está longe de ser simples: ele passa pela modificação de todo um aparato fundado na crença equivocada de que a maneira de combater a corrupção é criar normas e mais normas, controles e mais controles, que nem sempre se mostram eficazes.



Um exemplo? Justamente a lei sobre licitações públicas, a 8.666, e sua regulamentação, idealizadas como barreira intransponível à corrupção. Montou-se um aparato normativo tão intrincado que, com ele, nasceu imediatamente uma casta de tecnocrat