BONS FILMES QUE VI RECENTEMENTE

  • 05-2009-capa-mondialisation-et-competition
  • 01-2021-capa-new-developmentalism
  • 17-2004-capa-em-busca-do-novo
  • 13-1988-capa-lucro-acumulacao-e-crise-2a-edicao
  • 04-2016-capa-macroeconomia-desenvolvimentista
  • 09-1993-capa-reformas-economicas-em-democracias-novas
  • 2014-capa-developmental-macroeconomics-new-developmentalism
  • 02-2021-capa-a-construcao-politica-e-economica-do-brasil
  • 2006-capa-as-revolucoes-utopicas-dos-anos-60
  • 10-1999-capa-reforma-del-estado-para-la-ciudadania
  • 15-1968-capa-desenvolvimento-e-crise-no-brasil-1930-1967
  • 05-2010-capa-globalization-and-competition
  • 16-2015-capa-a-teoria-economica-na-obra-de-bresser-pereira-3
  • 05-2010-capa-globalixacion-y-competencia
  • 09-1993-capa-economic-reforms-in-new-democracies
  • 07-2004-capa-democracy-and-public-management-reform
  • 01-2021
  • capa-novo-desenvolvimentismo-duplicada-e-sombreada
  • 06-2009-capa-construindo-o-estado-republicano
  • 11-1992-capa-a-crise-do-estado
  • 10-1998-capa-reforma-do-estado-para-a-cidadania
  • 08-1984-capa-desenvolvimento-e-crise-no-brasil-1930-1983
  • 05-2009-capa-globalizacao-e-competicao
  • 12-1982-capa-a-sociedade-estatal-e-a-tecnoburocracia
  • 03-2018-capa-em-busca-de-desenvolvimento-perdido

O Julgamento de Nuremberg

Stanley Kramer, 1961, EUA Escr: Abby Mann c/ Spencer Tracy, Maximilian Schell, Richard Widmark, Burt Lancaster, Marlene Dietrich, Judy Garland, Montgomery Clift A justiça pode ser feita. Mas é sempre cheia de contradições.

Glória

John Cassavetes escr. (1980) EUA c/ Gena Rowlands Proteger pode significar não medir custos.

Uma Mulher sob Influência

John Cassavetes (escr), 1974, EUA c/ Gena Rowlands, Peter Falk (Nick Longhetti), Katherine Cassavetes (Margaret Longhetti, sogra) A loucura dos homens "normais", como é Nick Longhetti, pode ser terrível.

The Dynamiter

Mathew Gordon (escr), 2011, EUA Escr: Brad Ingelsby c/ William Ruffin (Robbie). É duro assumir a vida sem apoios, mas é um bom desafio.

Holy Motors

Leos Carax (escr), 2012, França c/ Denis Levant, Edith Scob, Michel Piccoli Quantas máscaras precisamos para nos disfarçar? E de quantos disfarces precisamos para expressar nossas fantasias?

Na Estrada (On the Road)

Walter Salles, 2012, EUA Livro: Jack Kerouac Rot: José Rivera c/ Sam Riley (Sal), Garrett Hedlund (Dean), Kirsten Dunst, Kristen Stewart (Marylou), Vigo Mortensen, Alice Braga (Terry), Steve Bucemi O livro pode ser um clássico; é certamente um cult; o filme não deveria ter sido feito.

Cosmopolis

David Cronenberg (rot), 2012, EUA Livro: Don DeLillo c/ Robert Pattinson, Juliette Binoche, Sarah Gadon, Paul Giamatti, Mathieu Amalric, Kevin Durand (Torval). Está bem, o capitalismo neoliberal guiado pela teoria neoclassica é desumano e imoral, mas por que obrigar-nos a gastar 90 minutos desagradáveis para saber o que já sabemos?

Para Roma com Amor

Woody Allen (escr), 2012 EUA c/ Jesse Eisenberg (Jack), Ellen Page (Monica), Greta Gerwig (Sally), Roberto Benignini, Penélope Cruz, Flavio Parenti, Judy Davis, Woody Allen. Uma bela Roma, um velho cinismo, uma grande ironia.

A Parte do Anjo (The Angel's Share)

Ken Loach, 2012, Reino Unido, Escr: Paul Laverty c/ Paul Brannigan, John Henshaw (Harry), Siobhan Reilly (esposa), Gary Maitland O Santo tem sempre sua parte ao bebermos uma pinga, mas, com um pouco de sorte e de criatividade, nós podemos também ter a nossa.

Alice não vive mais aqui

Martin Scorsese, 1974, EUA Escr: Robert Getchell, Chris Kristofferson, Alfred Lutter III (Tommy), Harvey Keitel, Diana Ladd (Flo), Jody Foster (Audrei,menina/o) Onde estará Alice daqui a algum tempo? Administrando sua vida? É possível? Quanto?

Bienvenue chez les Ch'tiz (Welcome to the Sticks)

Dany Boon (escr), 2008, França Escr: Alexandr Charlot, Franck Margnier c/ Kad Merad, Dany Boon, Zoé Felix. A identidade de uma nação pode ser também expressa através da comédia.

Faust

Alexander Sokurov (Rot), 2011, Rússia Rot: Marina Koreneva Livro: Yuri Arabov livremente baseado em Goethe c/ Johannes Zeiler (Faust), Anton Adasinsky (usurário), Isolda Dychauk (Margarete), Georg Friedrich (Wagner), Antje Lewald (mãe), Anna Schygulla. De que valem os contratos quando a vida está em jogo.

Moonrise Kingdom

Wes Andersen (escr), 2012, EUA Escr: Roman Coppola c/ Jared Jilma e Kara Hayward, e Bruce Willis, Edward Norton (chefe escoteiro), Bill Murray, Frances McDormand (mãe), Tilda Swinton (Social Services). Somos sempre um pouco escoteiros e pré-adolescentes. E é bom que seja assim.

Pão, Amor e Fantasia

Luigi Comencini (escr) 1953, Itália, Escr: Ettore Maria Margadone c/ Vittorio De Sica, Gina Lolobrigida, Marisa Merlini (parteira), Virgilio Riento (padre), Tina Pica (empregada). 1953. Encantei-me aos 19, encantei-me novamente aos 78 anos com este filme.

Vagas Estrelas da Ursa

Luchino Visconti (escr) 1965 Itália Escr: Suso Cecchi D'Amico e Enrico Medioli c/ Claudia Cardinali, Jean Sorel, Michael Craig, Marie Bell (mãe), Enzo Ricci (Gilardini). O cinema atinge em certos momentos uma profundidade imensa. E Claudia Cardinale, magnífica.

On Connait la Chanson (Amores Parisienses)

Alain Resnais, 1997, França Escr: Jean-Pierre Bacr A comedia del'arte também acontece aqui e agora.

Ferrugem e Ossos (De rouilles et d'os)

Jacques Audiard (rot), 2012, França História: Craig Davidson Rot: Thomas Budegain c/ Marion Cotillard, Matthias Schoenaerts, Corine Masiero (irmã). A vida é uma questão de sobrevivência, mas com dignidade.

As Garotas do ABC

Carlos Reichenback (escr), 2003, Brasil Fernando Bonassi (escr) c/ Michelle Vale, Vanessa Alves, Natalia Lorda. São simples operárias, mas suas vidas estão longe de serem simples.

A Primeira Coisa Bela

Paolo Virzi (escr), 2010, Itália, Francesco Bruni (escr) c/ Valerio Mastrandea, Micaela Ramazzotti, Stefania Sandrelli, Claudia Pandolfi (irmã). É preciso fazer bela a vida.

Janela Indiscreta (Rear Window)

Alfred Hitchicock, 1954, Estados Unidos Conto: Cornell Woolrich Rot: John Michael Hayes c/ James Stewart, Grace Kelly, Wendell Corey, Thelma Ritter, Raymond Burr. A vida dos outros é fascinante porque pode ser a nossa.