header_y.gif (2220 bytes)menu_lc_curric.gif (2642 bytes)
Carta de Angela Santana

Brasília, 19 de julho de 1999        

 

Meu querido e grande amigo Luiz Carlos,


Por que escrever uma carta para você? Eu sei que nunca iria conseguir falar tudo o que estou sentindo nesse momento; você me conhece —  eu iria só chorar e não conseguiria pronunciar qualquer palavra. Aliás, já estou chorando. E por que? Choro a perda que estou tendo — a de não lhe ter mais no meu convívio diário. Eu sei que a amizade sempre continua, agora mais forte e mais sólida com as experiências que juntos vivenciamos. Mas a perda é enorme. Afinal, foram 4 ½ anos de trabalho conjunto, em que tivemos frustrações (algumas) e vitórias (várias).
Eu posso reafirmar: foi o período profissional mais importante e marcante de minha vida. Aprendi muito, e mais uma vez, com meu querido mestre. Você me ensinou a ser melhor pessoa e a ser melhor profissional. Você transmitiu-me valores muito dignos que somente pessoas íntegras podem transmitir. Você ampliou meus ideais, ensinou-me o significado de cidadania e a importância de seu resgate em uma sociedade tão carente como a nossa. Ensinou-me também que, em qualquer setor da administração pública, nós temos que perseguir nossos ideais e, na nossa esfera de atuação, qualquer que seja, ajudar a construir um Brasil melhor e sempre, absolutamente sempre, convictos do que queremos, com honestidade, integridade e muita, muita lealdade. Você é tudo isso e muito, muito mais. Aprendi com você a ser mais generosa e paciente com as pessoas. Entendi sua insistência, e mesmo paciência, em convencer seus subordinados e parceiros a acreditarem nas propostas de trabalho — um time só se constitui com uma liderança legítima, firme e segura a respaldar sua atuação e se as pessoas estão convictas e seguras quanto ao que precisa ser feito e, mais, estão apaixonadas por aquilo que estão fazendo. E você foi mais uma vez um mestre na formação de times. Sempre me lembro do que você me disse há quatro anos —  o trabalho só vale a pena quando temos alegria em fazê-lo. Você me propiciou uma enorme alegria por 4 ½ anos! Tenho certeza, e repito, esse foi e será sempre o período mais marcante e único da minha vida profissional. Um período igual a esse será impossível de ser revivido, mas pelo menos tive a chance de vivê-lo! Como meu professor, vi o homem brilhante e generoso. Como meu chefe, vi meu mestre, vi o homem que tem integridade, valores, princípios, ideais, coragem, paciência, lealdade, generosidade e profundo amor a esse País e a nossa gente.
Muito, muito obrigada por me ensinar tudo isso! Muito, muito obrigada por me ajudar a crescer! Muito, mas muito obrigada, por me ajudar, através do seu exemplo, a ser uma pessoa melhor.
Eu desejo, do fundo, bem do fundo do meu coração, que não seja somente eu a lhe agradecer. Em um futuro próximo, você terá o reconhecimento da sociedade brasileira que perceberá o brilhantismo de suas propostas e o enorme amor que você dedica a ela e a esse País.
Com toda a minha admiração, enorme respeito e profundo agradecimento,

Angela